Escovação Dental e Escovas Interdentais
Diz-se que a saúde começa pela boca, quanto mais estudamos a saúde geral mais confirmamos esta assertiva. A higienização dos dentes, gengivas e língua é fundamental para que o nosso corpo consiga manter o bom estado de saúde integral.
Em geral, as pessoas não têm conhecimento da relação entre a má higiene oral e os males sistêmicos. Sabe-se que mais de 800 espécies de microrganismos habitam a nossa cavidade oral e que dependendo da sua quantidade, localização, estruturação e patogenicidade, podem causar ou serem coadjuvantes de muitos problemas graves de saúde. Tais como: cardiovasculares, pulmonares, renais, urológicos e até neurológicos. Recentemente um importante trabalho internacional publicado por um grupo de 26 pesquisadores americanos associou as Porphyromonas gingivalis, microrganismo próprio do sulco gengival em periodontites crônicas, à doença de Alzheimer.
A escovação dental, mesmo quando realizada com escova dental adequada e técnica apurada, não consegue isoladamente remover todos os microrganismos do meio bucal. A escovação feita com escovas ultra macias e boa técnica consegue limpar muito bem as superfícies lisas dos dentes, porém não conseguem alcançar, por impossibilidade de acesso, os espaços entre os dentes, chamados espaços interdentais.
Nestes espaços a grande maioria das pessoas utiliza o fio ou a fita dental, que sem dúvida é um bom recurso que minimiza os resíduos do biofilme dental. Mas não é o melhor recurso!
A técnica de utilização do fio dental é mais difícil de ser feita com perfeição, pois este fio ou fita, por ser extremamente fino e muito menor do que o espaço, não consegue o perfeito contato com as estruturas laterais deste.
Estudos publicados pelo mundo mostram que as escovas interdentais conseguem ter maior ação lateral e remover mais resíduos e microrganismos do que o fio dental comum.
O prof. Jiri Sedelmayer, ex professor titular da Universidade de Hamburgo, idealizou nos anos 90 a técnica de higienização iTOP – individually Trained Oral Prophylaxis, considerada uma das mais perfeitas para a higienização e manutenção da limpeza da cavidade oral, que entre outros aspectos preconiza a limpeza do espaço interdental com escovas interdentais calibradas.
O cirurgião-dentista com uma pequena sonda de medida, Sonda Colorimétrica IAP, calibra todos os espaços interdentais de seu paciente e recomenda a escova interdental “sob medida”, com perfeita ação lateral para higienização individualizada destes espaços.
A realização desta técnica 1 vez ao dia, preferentemente antes de uma das escovações, pode garantir dentes mais limpos, melhor hálito e saúde gengival. Um excepcional recurso, infelizmente, ainda para poucos.
Procure conhecer as escovas interproximais PRIME PLUS HANDY da Curaprox, as melhores do mundo. Para você ter e proporcionar uma saúde oral de primeiro mundo! SAÚDE ORAL ITOP.
A escova interdental é realmente muito melhor e mais fácil!
Obrigado pelas dicas, Prof. Camilo!
Que beleza. É disso que eu gosto nesse site, é direto ao ponto, você pesquisa e já encontra o que procura de cara, informação de sobra aqui!!!
Obrigado por seu feedback! Abraço! Prof. Dr. Daniel Malta, fundador do BrushClub.
Obrigado por seu feedback! Grande Abraço! Prof. Dr. Daniel Malta, fundador do BrushClub.