5 maneiras de fazer seu filho escovar os dentes

Haja paciência na hora de escovar os dentes das crianças, não é? Não há fórmula mágica, a função exige criatividade e muita persistência. As crises de choro precisam ser controladas e as birras vencidas, transformando esse momento em diversão para os pequenos. Por isso, o BrushClub te ensina como tornar a escovação mais legal!

 

1. Crie um hábito divertido 

 

Para que a criança entenda a escovação como parte de sua rotina, os pais devem fazer com que ela seja repetida e com frequência. Criando essa constância, automaticamente enxergarão como um hábito, ou seja, mais uma das suas atividades diárias e obrigatórias, como comer, por exemplo. 

É importante que esse seja um momento descontraído, chamativo e interessante. Vale fazer brincadeiras com o combate à cárie, usar escovas de dentes coloridas como a CURAKID da Curaprox, ou contar historinhas sobre saúde bucal. Mostre que há prazer nessa prática, use a criatividade!

 

2. Dê exemplo 

 

Está mais do que comprovado que os filhos são espelhos dos pais, manias e costumes são sempre copiados. Assim, a criança que os vê tendo hábitos saudáveis, entende mais facilmente que a escovação após as refeições é indispensável. Por isso, é essencial que os pais ditem os padrões para uma correta higienização, mostrem como deve ser feita, corrijam se precisar e acompanhem os filhos. Para estimular as crianças é muito importante que a família ensine, incentive e dê o exemplo. 

 

3. Facilite 

 

Transforme o ambiente de escovação num lugar agradável e de fácil acessibilidade. Você pode colocar um banquinho na frente da pia para que o pequeno alcance melhor. Odontopediatras afirmam que algumas crianças não gostam de escovar os dentes simplesmente porque já se machucaram tentando alcançar a torneira ou porque têm medo de cair. Portanto, torne as condições adequadas e seguras! 

Se a criança for muito pequena, coloque ela em seu colo sentada de frente para você, como se fosse abraçá-la, e mostre com um espelho como se faz para limpar os dentinhos de forma correta. 

 

4. Compense e incentive 

 

Dê atenção e explique de forma carinhosa ao seu filho sobre a necessidade da higiene bucal. Mostre de maneira prática quais são os benefícios e o quanto é importante prevenir. Uma técnica bacana de cativar a criança é a compensação, bonificando e dando um prêmio simbólico, seja contando uma história, brincando, ou até uma medalha de papel. Não esqueça: é fundamental cumprir sempre as promessas feitas. Evite a quebra de expectativa e a perda da confiança, pois esses fatores podem causar frustração e decepção, e, consequentemente, colaborar para que ela se torne uma criança desconfiada.

 

5. Afaste o medo e as ameaças

 

Dê exemplos práticos que façam a criança entender a necessidade e importância da limpeza bucal. Use fotos da internet, compare um dente que está preto com cáries e um que está saudável. Crianças são muito visuais e conseguem assemelhar imagens muito bem. Porém, não as assuste. Exemplifique de maneira dócil, pois o contrário pode criar traumas e até mesmo atrapalhar a saúde bucal delas. 

Muitos pais tratam a cárie como um monstro ou usam a figura do Dentista como ameaça. Isso é uma prática equivocada e que não deve ser utilizada. Ensine que o Consultório do Odontopediatra cuida do seu sorriso e o deixa mais bonito, e não é um local de tortura. Normalmente, são ambientes adaptados com cadeira apropriada, brinquedos educativos, cenário colorido e muito atrativos para as crianças. Use isso para despertar empolgação e ânimo para ir até lá.    

Seja verdadeiro com seu filho e não diga que vai levá-lo ao parque e o leve no Dentista. Novamente, isso gera a quebra de expectativas e causa desconfiança.

 

Gostou? Use essas dicas com seu filho, você e ele vão amar e tornar o momento da escovação mais divertido! Depois comente aqui os resultados. Boa sorte! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 BRUSHCLUB - CLUBE DE ASSINATURAS LTDA | CNPJ 31.691.994/0001-63
Rod. José Carlos Daux, 5500 | Sala 205 Bloco Lagoa A | Florianópolis/SC - CEP 88032-005

WhatsApp chat