fbpx

Clareamento Dental – A verdade!

As redes sociais e a internet em geral, divulgam muitas informações inverídicas com foco puramente comercial sobre formas de se clarear os dentes, muitas vezes, sem nenhum embasamento científico e sem nenhuma preocupação com a saúde das pessoas.

Produtos como pós de carvão, bicarbonato de sódio e outros pós “milagrosos” são vendidos com o duvidoso testemunho de celebridades instantâneas das redes sociais.

Um dos modismos atuais, por exemplo, é o pó de carvão que é preconizado como um inofensivo produto que quando atritado aos dentes com uma escova dental, promove, sem nenhum desgaste do esmalte dental, o branqueamento dos dentes.

Isso não é verdade! O carvão comum (mineral ou vegetal) é extremamente corrosivo e abrasivo, provocando o desgaste da superfície onde é atritado! A superfície mais branca pode ocorrer, pois ocorre a remoção de forma mais radical dos detritos, porém, desgasta a superfície do esmalte dental!

O desgaste do esmalte dental em determinadas regiões dos dentes, pode expor a chamada dentina, que é uma estrutura localizada imediatamente abaixo do esmalte dental. E com certeza isso vai causar hipersensibilidade em médio prazo.

O mesmo pode ocorrer com o bicarbonato de sódio, pó visto por muitos como um inofensivo clareador, e na verdade também não é! Os tratamentos clareadores eficientes e seguros são realizados sempre sob a supervisão de um cirurgião-dentista. Existem muitos produtos disponíveis na internet de origem e formulação suspeitas que devem ser evitados!

Todavia, existem produtos com origem e formulação de qualidade, e que podem ser utilizados para a manutenção do chamado clareamento profissional. Um exemplo, é o creme dental Black is White (BiW).

Como dissemos anteriormente, ele tem como função principal, auxiliar a manutenção do clareamento profissional realizado pelos Cirurgiões-Dentistas.

O efeito cosmético e clareador se dá principalmente pela reflexão da luz promovida pelas partículas azuis presentes em sua composição (Prestige Sparkling Blue Starphere) e pela ação do carvão ativado, que tem a capacidade de “adsorver” as partículas pigmentantes de uma forma muito suave.

A composição do creme dental Black is White não tem nenhuma relação com fórmulas caseiras ou com a utilização de carvão comum (mineral ou vegetal). O carvão ativado possui características únicas e diferentes do carvão comum sendo obtido em um processo industrial muito delicado e, somente o creme dental Black is White possui esse tipo de partículas em sua composição.

Dessa forma, a abrasividade desse produto é relativamente baixa (RDA +70) em comparação aos cremes dentais clareadores convencionais.

O creme dental BiW tem um mecanismo de ação anticariogênico pela estimulação da ação protetora da própria saliva através de um sistema de enzimas chamado Lactoperoxidase. Além disso, ele não possui Sodium Lauril Sulphate (SLS Free) e contêm Flúor em sua composição (950ppm).

Ele possui também Hidroxiapatita que é um agente remineralizador da estrutura dental (Sodium Hydroxyapatite – Nano HAP) e deixa a superfície muito lisa e regular, o que também dificulta a repigmentação.

Como mencionado anteriormente, a indicação principal do creme dental Black is White é auxiliar a manutenção do clareamento dental e não substituir o clareamento realizado profissionalmente pelo cirurgião-dentista. Ele deve ser utilizado para pigmentações chamadas “extrínsecas” (mais superficiais) em dentes vitalizados (onde não foi realizado o tratamento endodôntico). As microporosidades do carvão ativado são capazes de reter as partículas pigmentantes e limpar de forma suave as superfícies.

Estas propriedades e características, tornam esse creme dental passivo de utilização diária sem efeitos colaterais, principalmente se utilizado com as escovas ultramacias da CURAPROX.

São do protocolo clássico da Odontologia duas formas de clareamento: o caseiro, e de consultório. O clareamento caseiro utiliza um peróxido com baixo poder de oxidação, chamado peróxido de carbamida. Este é aplicado pelo próprio paciente em seu domicílio em um tipo de suporte/goteira, obtido com o molde dos dentes e produzido pelo cirurgião-dentista. O paciente aplica duas vezes por dia após a escovação, por duas a três horas ou conforme a recomendação do seu profissional de confiança.

O clareamento de consultório utiliza um peróxido três vezes mais forte, o chamado peróxido de hidrogênio. Esta modalidade de tratamento é mais rápida e pode ser finalizada em duas ou três sessões no consultório ou clínica odontológica. Existe também a possibilidade da associação das duas modalidades de tratamento a critério da orientação do profissional, que realizará um diagnóstico da necessidade, rapidez necessária, idade dos dentes e sensibilidade dental.

O clareamento dental deve ser encarado com muito cuidado, pois se não for bem orientado, com ênfase em dentes de pequeno volume e muito jovens podem trazer no médio e longo prazo consequências desagradáveis ou até, em extremos, dor e perda da vitalidade dental.

Uma pergunta que nos fazem sempre é a respeito da necessidade da ativação por luz! Está cientificamente comprovado que a lâmpada ou luz de qualquer espécie, laser, azul, ultravioleta, halógena, LED, etc., não alteram em nada o resultado do clareamento. É totalmente desnecessária e em alguns casos pode ser lesiva à polpa dental pelo aumento da temperatura!

Lembre-se, o clareamento apenas é seguro quando supervisionado por um cirurgião-dentista!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 BRUSHCLUB - CLUBE DE ASSINATURAS LTDA | CNPJ 31.691.994/0001-63
Rod. José Carlos Daux, 5500 | Sala 205 Bloco Lagoa A | Florianópolis/SC - CEP 88032-005