Escovação Dental e Escovas Interdentais

Diz-se que a saúde começa pela boca, quanto mais estudamos a saúde geral mais confirmamos esta assertiva. A higienização dos dentes, gengivas e língua é fundamental para que o nosso corpo consiga manter o bom estado de saúde integral.

Em geral, as pessoas não têm conhecimento da relação entre a má higiene oral e os males sistêmicos. Sabe-se que mais de 800 espécies de microrganismos habitam a nossa cavidade oral e que dependendo da sua quantidade, localização, estruturação e patogenicidade, podem causar ou serem coadjuvantes de muitos problemas graves de saúde. Tais como: cardiovasculares, pulmonares, renais, urológicos e até neurológicos. Recentemente um importante trabalho internacional publicado por um grupo de 26 pesquisadores americanos associou as Porphyromonas gingivalis, microrganismo próprio do sulco gengival em periodontites crônicas, à doença de Alzheimer.

A escovação dental, mesmo quando realizada com escova dental adequada e técnica apurada, não consegue isoladamente remover todos os microrganismos do meio bucal. A escovação feita com escovas ultra macias e boa técnica consegue limpar muito bem as superfícies lisas dos dentes, porém não conseguem alcançar, por impossibilidade de acesso, os espaços entre os dentes, chamados espaços interdentais.

Nestes espaços a grande maioria das pessoas utiliza o fio ou a fita dental, que sem dúvida é um bom recurso que minimiza os resíduos do biofilme dental. Mas não é o melhor recurso!

A técnica de utilização do fio dental é mais difícil de ser feita com perfeição, pois este fio ou fita, por ser extremamente fino e muito menor do que o espaço, não consegue o perfeito contato com as estruturas laterais deste.

Estudos publicados pelo mundo mostram que as escovas interdentais conseguem ter maior ação lateral e remover mais resíduos e microrganismos do que o fio dental comum.

O prof. Jiri Sedelmayer, ex professor titular da Universidade de Hamburgo, idealizou nos anos 90 a técnica de higienização iTOP – individually Trained Oral Prophylaxis, considerada uma das mais perfeitas para a higienização e manutenção da limpeza da cavidade oral, que entre outros aspectos preconiza a limpeza do espaço interdental com escovas interdentais calibradas.

O cirurgião-dentista com uma pequena sonda de medida, Sonda Colorimétrica IAP, calibra todos os espaços interdentais de seu paciente e recomenda a escova interdental “sob medida”, com perfeita ação lateral para higienização individualizada destes espaços.

A realização desta técnica 1 vez ao dia, preferentemente antes de uma das escovações, pode garantir dentes mais limpos, melhor hálito e saúde gengival. Um excepcional recurso, infelizmente, ainda para poucos.

Procure conhecer as escovas interproximais PRIME PLUS HANDY da Curaprox, as melhores do mundo. Para você ter e proporcionar uma saúde oral de primeiro mundo! SAÚDE ORAL ITOP.

2 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 BRUSHCLUB - CLUBE DE ASSINATURAS LTDA | CNPJ 31.691.994/0001-63
Rod. José Carlos Daux, 5500 | Sala 205 Bloco Lagoa A | Florianópolis/SC - CEP 88032-005

WhatsApp chat