saude bucal infantil

Como cuidar da saúde bucal infantil?

Você sabe a importância da amamentação para a saúde bucal infantil?

Quando a criança mama no peito desde que nasce, naturalmente, ela tende a crescer de forma saudável e forte. Além disso, o período da amamentação corretamente seguido evita possíveis problemas do posicionamento dos dentes, já que a sucção favorece o desenvolvimento da musculatura e ossos da face.

Por isso, cultivar o hábito de manter uma boa saúde bucal é uma maneira muito eficaz de evitar cáries e outros problemas dentários na vida das crianças. Dessa forma, algumas ações são indispensáveis para que esses cuidados para a higiene bucal da criança possam ser bem monitorado pelos pais:

Como fazer a higiene bucal em fase de amamentação?

Já nessa fase, é importante que a higiene bucal da criança seja introduzida. Por exemplo, é ideal limpar os dentes do bebê com uso da escova dental Curaprox Curakid Infantil Super Soft, após cada mamada e/ou refeição.

E o uso de chupetas e mamadeiras?

fundamental tentar evitar o uso de chupetas e mamadeiras, pois podem prejudicar o crescimento da face, a fala, respiração, a deglutição e mastigação, além de deixar os dentes tortos.

O ideal é utilizar o mordedor e massageador da Curaprox Baby, pois ele acalma e estimula os sentidos do bebê, não prejudicando o desenvolvimento da gengiva.

Cuidado com o açúcar

O uso de açúcar deve ser evitado nessa fase da vida da criança, tanto em alimentos ricos em açúcar, quanto em alimentos constantemente adoçados.

O açúcar contido em doces, refrigerantes, sucos artificiais e biscoitos aumenta o risco de ter cárie.

Além disso, as frutas dadas à criança já possuem açúcar o suficiente para a necessidade do organismo.

E quando nasce o primeiro dente de leite?

Quando o dente de leite nasce, os cuidados mudam um pouco. Por exemplo:

  • no momento em que o primeiro dente de leite nascer, a escovação deve ser feita cuidadosamente com uma quantidade mínima (menos de um grão de arroz) de creme dental;

  • também nessa fase é importante evitar alimentos com açúcar ou adoçar os alimentos que serão dados ao bebê, pois isso aumentaria o risco de cáries e dificulta a limpeza dos dentes.

  • quando a criança ainda tem dentes de leite, é indicado escovar os dentes com creme dental, duas vezes por dia. É importante que os pais orientem e se certifiquem de que a criança não engula a espuma;

  • nessa épica, usar o fio dental torna-se necessário apenas quando a criança possui os dentes ajuntados, e não há espaço entre eles, tornando-se importante o uso do fio dental por uma vez durante o dia.

Como se dá a formação dos dentes?

A formação dos dentes se dá da seguinte maneira:

  • de 10 a 12 meses é o momento em que o primeiro molar de leite aparece, que chamamos de dente de trás;

  • aos três anos, a criança já tem todos os seus dentes de leite, totalizando 20;

  • aos 6 anos, começa a troca de dente de leite pelo dente permanente;

  • aos 18 anos, a dentição é completada, com o total de 32 dentes na boca.

Higiene bucal: estimulando a criança

É muito importante que os pais ou cuidadores da criança certifiquem de que ela aprenda todo o processo de escovação. Enquanto isso, a criança deverá ser acompanhada pelo adulto, mas é fundamental que haja um estímulo para que ela aprenda a fazer isso sozinha.

Por exemplo, a criança deve entender que o creme dental não é brinquedo e nem alimento, como geralmente confundem e se estranham com aquele novo hábito. Por isso, essa é uma necessidade básica que dependerá dos ensinamentos dos pais ou responsáveis.

Se preocupou com a escovação dental de seu filho? Aproveite para adquirir a escova Curaprox da linha Kids: se informando sobre todos os benefícios que elas podem trazer à criança.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 BRUSHCLUB - CLUBE DE ASSINATURAS LTDA | CNPJ 31.691.994/0001-63
Rod. José Carlos Daux, 5500 | Sala 205 Bloco Lagoa A | Florianópolis/SC - CEP 88032-005

WhatsApp chat