A Arte do Visagismo na Construção dos Sorrisos
Visagismo na Odontologia é a arte de trabalhar o sorriso e a imagem do paciente com harmonia, dentro das considerações estéticas desejadas e possíveis para o indivíduo, de uma maneira que ele consiga realçar suas qualidades interiores e beleza, de acordo com sua personalidade e o que deseja expressar. É um trabalho de grande importância para a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida do paciente, que muitas vezes desconhece o motivo de estar insatisfeito com sua imagem.
O conceito foi desenvolvido pelo artista plástico e educador Phillip Hallawell, com o qual me capacitei para trabalhar com seu método. Neste ele separa os quatro temperamentos pelos formatos faciais principais, utilizando estudos de Hipócrates, os quais são: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. O formato dos dentes também está relacionado aos temperamentos.
Através da consultoria de Visagismo, que é realizada na clínica, no primeiro contato com o paciente, identificamos o que os traços da face e do sorriso informam (a face será dividida em três partes, também com suas características). A consultoria é voltada para os pacientes que desejam melhorar a estética dental e a harmonia facial, reabilitar a função mastigatória por perda de dentes, desgaste, mau posicionamento dos mesmos e alteração de cor. O Dentista Visagista os ajuda a definir qual é a expectativa referente a sua nova imagem, trazendo a solução para o paciente, dinamizando ou suavizando o sorriso e as características faciais dentro da área odontológica, o que envolve estética com clareamento dental, uso de facetas em porcelana ou resina, harmonização orofacial (botox e preenchimento) e tratamentos maiores com reabilitação oral, usando ortodontia, implantodontia e prótese, dentre outros.
Tudo é personalizado e o Dentista Visagista deve respeitar a necessidade e vontade do paciente, oferecendo a ele demonstração de técnicas odontológicas com possibilidades de alteração do sorriso, através de fotos, modelos de estudo e de software odontológico, para desenhar o novo sorriso do paciente; uma conscientização do que é adequado ou não para seus objetivos e também do que é esteticamente agradável. A imagem do paciente define sua identidade. É certo que ele precisa ter responsabilidade sobre esta decisão, mas ele não está só, pois esta sua decisão se apoia no profissional consultor Dentista, com especialização em Visagismo.
Esta é a Arte do Visagismo para a construção de um novo sorriso!
Muito interessante. Faço odontologia e apesar de não ter como objetivo a área estética, sempre achei o tema do visagismo interessante e importante em diversos aspectos, mas nunca tinha lido um texto sobre o visagismo dentro da odontologia, sendo que faz todo sentido e casa perfeitamente com a área da estética e reabilitação oral.
Perfeito Natália. É isso aí!