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Elévon + BrushClub: Ferramentas e estratégias digitais para dentistas

Meta: Conheça as principais estratégias digitais para dentistas e descubra como se posicionar como autoridade e captar/fidelizar mais pacientes!

Palavra-chave: estratégias digitais para dentistas

As estratégias digitais para dentistas são importantes aliadas para modernizar e aproximar a comunicação das clínicas aos pacientes. E, quando bem feitas, podem contribuir para maior captação e retenção de clientes.

Além disso, estratégias como o Inbound e o Marketing de Conteúdo colaboram diretamente para a conquista de autoridade na sua especialidade.

Ainda assim, é importante reforçar que a eficácia das estratégias digitais não é limitada apenas a alguns segmentos. Pelo contrário, por abrirem diversas oportunidades de atuação, elas podem ser extremamente benéficas para dentistas e consultórios.

Especialmente em casos em que a principal fonte de pacientes é a indicação, apostar em estratégias digitais para dentistas pode ser o passo que faltava para a clínica crescer.

Quer entender um pouco mais sobre o tema e conhecer os melhores caminhos? Então, não deixe de ler as dicas que separamos a seguir!

1. O seu site é o seu cartão de visitas na internet

O primeiro passo para uma estratégia digital para dentistas eficientes é um site moderno, atualizado e focado na experiência do usuário. Afinal, o site é um equivalente ao seu cartão de visitas no universo digital.

Tenha em mente que o site da sua clínica precisa transmitir a sua credibilidade e  confiança enquanto profissional. Portanto, é fundamental que ele seja desenvolvido em uma tecnologia moderna e traga informações claras e atualizadas.

Quando falamos em experiência do usuário, precisamos partir do princípio de que o site seja fácil de navegar. Além disso, as informações mais importantes para os pacientes devem ser encontradas de forma simples, como os contatos e as atividades da clínica.

Outro ponto muito importante aqui está no fato de o site também ter um bom desempenho no celular. Ou seja, ele precisa carregar rapidamente no mobile e permitir que as informações também possam ler lidas facilmente.

Para você ter uma ideia, quase metade dos brasileiros que acessam a internet o fazem pelo celular, de acordo com o ​CGI.br. Portanto, de nada vai adiantar investir em um bom site se ele não for pensado também para o mobile.

2. Explore todo o potencial do Inbound e do Marketing Digital

Entre as estratégias digitais para dentistas captarem pacientes, o Inbound Marketing é uma das mais eficazes. 

Afinal, a metodologia parte do entendimento das necessidades do seu público para a criação de conteúdo relevante. E, com isso, é possível construir um relacionamento a longo prazo e atrair leads naturalmente.

Personas

O primeiro passo para uma boa estratégia de Inbound Marketing para dentistas é o desenvolvimento das personas.

Personas são perfis semi-fictícios do cliente ideal para a sua clínica. Portanto, elas devem trazer tanto informações demográficas quanto comportamentais. Entre elas, faixa etária, sexo predominante do público e principais dúvidas e dificuldades enfrentadas.

Por meio das personas fica mais claro de entender com quem você vai se comunicar nos meios digitais. Dessa forma, a estratégia é mais direcionada e você consegue gerar alto valor aos possíveis pacientes.

Em outras palavras, as personas permitem focar as estratégias digitais para dentistas em grupos de pessoas que realmente possam vir a se tornar pacientes. Otimizando, assim, o tempo e os investimentos em Marketing Digital.

Marketing de Conteúdo

Outro importante pilar do Inbound Marketing é o conteúdo. Afinal, a ideia aqui é atrair potenciais pacientes por meio da oferta de informações relevantes.

Uma boa dica neste sentido é apostar em um blog vinculado ao site da clínica. Com isso, é possível produzir artigos que sanem as dúvidas das suas personas. Além de manter o site atualizado e relevante.

Um blog bem estruturado ainda contribui diretamente para o SEO do seu site. Ou seja, para que ele se torne mais relevante e, consequentemente, apareça nas primeiras posições da busca no Google.

Ainda é importante aproveitar ao máximo os diferentes formatos de conteúdo no Marketing Digital. Ou seja, os posts de blog e redes sociais, vídeos, transmissões ao vivo, webinars, entre outros.

Dessa forma, você consegue entender melhor quais as mídias mais consumidas pela sua persona. E, com isso, potencializar ainda mais os resultados.

Campanhas

Por fim, além do conteúdo de qualidade, é importante que você também invista em anúncios pagos. Tais como campanhas de Google Ads ou nas redes sociais.

Mesmo com as restrições do Conselho Federal de Odontologia (CFO), é possível usar algumas estratégias digitais para dentistas que alavanquem as divulgações, mas não firam o código de ética.

Os conteúdos criados, por exemplo, podem (e devem) ser impulsionados nas redes sociais. Afinal, por melhor que sejam os artigos, eles precisam de divulgação para que as pessoas os encontrem.

A grande vantagem das campanhas é que é possível impactar diretamente as suas personas. Uma vez que você consegue segmentar os anúncios e investir o valor que possuir disponível. Além de poder acompanhar os resultados em tempo real para otimizá-los.

3. Não ignore o poder das redes sociais

As redes sociais também são poderosos canais digitais para dentistas. No entanto, para serem eficazes, precisam ser encaradas de maneira profissional.

Isso significa que o primeiro passo é desvincular o seu perfil profissional do pessoal. Afinal, o intuito aqui é construir autoridade enquanto profissional da área, e não compartilhar o seu dia a dia com os pacientes.

Especialmente o Facebook e o Instagram podem ser usados para divulgar os seus conteúdos e interagir com pacientes. A dica aqui é, além de divulgar o blog, preparar dicas rápidas e tirar as dúvidas das pessoas.

Você ainda pode aproveitar de recursos como os Stories e os vídeos para criar uma aproximação maior com o público.

Por fim, tenha em mente que a frequência e a interação são dois atributos importantes nessa estratégia digital para dentistas. Ou seja, não publique demais e nem desapareça dos canais. E, ao mesmo tempo, não deixe de interagir com os seguidores, estimular conversas e responder mensagens e comentários.

Quando falamos de redes sociais, é importante entender que o conteúdo é tudo para atrair seguidores e gerar engajamento. Apesar de existirem ferramentas de automação de seguidores, apostar em um conteúdo interessante é sempre o melhor caminho. Mesmo porque, ainda há muita discussão a respeito da efetividade e das restrições dessas ferramentas, que podem levar ao banimento dos perfis.

4. Automatize o que for possível

É verdade que abrir novas frentes de contato com os pacientes demanda um volume maior de trabalho. No entanto, este não pode ser um impeditivo para que você explore as estratégias digitais para dentistas.

Atualmente, é possível encontrar uma gama enorme de ferramentas para automatizar atividades. Muitas delas, inclusive, direcionadas a clínicas e consultórios odontológicos.

Existem, por exemplo, ferramentas que permitem programar os posts nas redes sociais, como o Hootsuite e o mLabs. Com elas, você consegue deixar os posts do mês inteiro prontos e agendados para publicação. Além de acompanhar a interação com os seguidores e os retornos obtidos.

Outra ferramenta muito interessante são os assistentes virtuais para dentistas e clínicas, com o Cloudia. Por meio delas, é disponibilizado um chat automatizado em seu site. Com isso, os pacientes podem tirar dúvidas mais simples e agendar horários sem que você precise aumentar a sua equipe de atendimento.

As agendas online também são de grande ajuda nesse sentido. Uma vez que disponibilizam os horários disponíveis no site para que os próprios pacientes marquem a consulta. Ainda, muitas ferramentas mandam e-mails ou SMS de confirmação automáticos para que você reduza as faltas.

Dessa forma, as ferramentas de automação permitem que as estratégias digitais para dentistas fluam sem interrupções e com alta qualidade. Ao mesmo tempo, elas colaboram para que você não precise aumentar a equipe ou tenha que deixar de focar em outras atividades importantes.

5. Facilite o contato com a clínica

É importante dizer que facilitar o contato do paciente com a clínica é uma importante estratégia digital para dentistas no curto prazo. Ainda assim, muitas clínicas falham em disponibilizar apenas um telefone, por exemplo, e dificultar que a pessoa entre em contato.

Quando falamos do meio digital, precisamos sempre disponibilizar formas rápidas, variadas e fáceis de contato. Portanto, disponibilize no site o telefone, e-mail, WhatsApp, chat e um formulário de contato simples e objetivo.

Uma ótima dica aqui é criar uma página no Google Meu Negócio. Assim, você consegue mais visibilidade na busca do Google e no Google Maps. Além de apresentar de maneira mais objetiva o seu endereço e telefone.

Nos anúncios de Google Ads também vale a pena explorar a opção com o botão para fazer uma ligação para a clínica. Dessa forma, basta que o paciente clique no número, quando estiver navegando no celular, para ligar para vocês.

Disponibilize os contatos também nas redes sociais e fique atento às mensagens enviadas pelas pessoas no privado.

Com todas essas atitudes, você garante um atendimento rápido, eficiente e dinâmico. E pode ter certeza que isso fará toda a diferença para que você se destaque e ganhe autoridade nos meios digitais!

Por fim, não deixe de contar com o apoio e expertise de uma agência especializada em estratégias digitais para dentistas, como a Elévon. Entre em contato com a gente e, juntos, vamos elaborar um planejamento adequado e que atenda às suas necessidades.

 

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